quarta-feira, 22 de junho de 2011

Olha a droga! É mentira!

Equipes preparam festas juninas sem bebida alcoólica



Época de festas juninas, bolinho caipira, quadrilha e uma novidade: Quentão sem álcool. É assim nas escolas que participam da 1ª Gincana Municipal Antidrogas. Esse ano, as equipes competidoras decidiram não vender nenhum tipo de bebida alcoólica durante as festas.

Na Escola Estadual Elmano Ferreira Veloso, no bairro chácaras reunidas, a tarefa foi levada tão a sério, que a campanha de festas sem álcool foi adotada por uma escola vizinha. “Os alunos fizeram cartazes, faixas e folhetos, se organizaram para que na nossa festa além de não ter bebidas alcoólicas, tivesse uma ação de conscientização. E gostamos tanto da idéia que nos oferecemos para levar a campanha para a escola Estadual Engenheiro Edgar de Melo que não participa da gincana”, conta a professora Eonice Maria da Rocha Bussola, membro do GAS (Grupo de Ação Social) que coordena as equipes da gincana na E.E. Elmano Ferreira Veloso.

Ações como esta aproximam a Gincana de seu principal objetivo, a prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas entre as crianças e os adolescentes. “Cada tarefa executada na escola desperta discussões sobre o tema, proporcionando um dialogo aberto sobre o assunto na escola e com os pais”, afirma o professor Acrilson de Carvalho, 59 anos, que também participa da gincana. Para o professor, o maior benefício alcançado com esta competição é abrir mais espaços para orientar os jovens sobre o perigo das drogas.

Para as crianças e adolescentes, a gincana é uma forma de aprender e se tornar um multiplicador. Como a aluna Julia Pereira Matias, de 13 anos. Ela conta que desde que começaram a estudar sobre o risco do álcool e das drogas, na sua casa, não se fala em outra coisa. “O assunto agora aparece em casa, a gente comenta sobre o perigo das drogas. Falo com meus amigos. Ta todo mundo comentando sobre a gincana, queremos conscientizar nossa comunidade”, conclui Julia.

Sobre a Gincana Municipal Antidrogas


A 1ª Gincana Municipal Antidrogas faz parte do Programa Municipal Antidrogas (PROMAD) e é coordenada pela Secretaria de Juventude. Até o fim do ano, as escolas terão que cumprir tarefas para somar pontos, como peças de teatro, palestras, concursos de cartazes, postagens no blog, entre outras. A final da competição contará com a presença do apresentador Jairo Bauer em um Game Show entre as equipes que obtiverem as maiores pontuações. As cinco primeiras colocadas serão premiadas com equipamentos de áudio e vídeo, como Televisão, aparelhos de som e filmadoras (veja abaixo).

Acompanhe as atividades das escolas da gincana no blog. Mande as novidades sobre a gincana da sua escola. Aguardamos seu post!






Assessoria de Imprensa
Secretaria de Juventude
Prefeitura de São José dos Campos
(12) 3931-7979

Um comentário:

  1. nossa que legal essa campanha ta ensinando muitas pessoas que a bebida e a as drogas nao vai levar a lugar nenhum por isso pessoal vamos mudar o mundo e deixar as coisas que nao presta de lado te iremos ver que faz a diferenca nao colocar nenhum tipo de droga na boca bjuu

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, em breve publicaremos seu comentário.